Borrachas para Aparelho Ortodôntico Belford Roxo, Rio de Janeiro

Esta página disponibiliza informações sobre quais os motivos principais para usar um aparelho ortodôntico, que tipo de avaliação se deve fazer antes de usar um aparelho, os problemas oclusais além de uma lista de empresas e profissionais especializados no assunto na cidade de Belford Roxo. Encontre abaixo empresas e profissionais da região de Belford Roxo que oferecem diversos produtos e serviços relacionados e ainda esclareça suas dúvidas sobre quais problemas são mais comum de pessoas que querem usar um aparelho ortodôntico.

Márcia Cristina Julião Leite
(21) 2691-8974
Estrada Marechal Castelo Branco 233
Nilópolis, Rio de Janeiro
 
Antônio Carlos Abdala Miranda
(21) 2691-0879
Estrada Mirandela 151 s 405
Nilópolis, Rio de Janeiro
 
Edson Edir Barcellos
(21) 2791-1162
Avenida Getúlio Vargas 823
Nilópolis, Rio de Janeiro
 
Rosemberg da Silva Machado
(21) 2791-3777
Rua Antônio José Bittencourt 410 ap 210
Nilópolis, Rio de Janeiro
 
José Marcos Pereira dos Santos
(21) 2791-3613
Praça Nilo Peçanha 16 sl 406
Nilópolis, Rio de Janeiro
 
Carlos Alberto Rodrigues Dias
(21) 2696-2279
Rua Ambrósio 16
Mesquita, Rio de Janeiro
 
Mário Maciel Filho
(21) 2691-3091
Rua Frei Ludolf 131
Nilópolis, Rio de Janeiro
 
Clínica Master Odontológica
(21) 2667-2179
Rua Quintino Bocaiúva 25 sl 709
Nova Iguaçu, Rio de Janeiro
 
Consultório Dentário Dr Ubirajara Granado Filho
(21) 2691-1462
Estrada Antônio José Bittencourt 56 ap 301
Nilópolis, Rio de Janeiro
 
Consultório Dentário Sorriso dos Dentes
(21) 3762-3777
Estrada Senador Salgado Fº 638
Nilópolis, Rio de Janeiro
 

Aparelho Ortodôntico… eu quero!

Todo adolescente que tem dentes quer usar aparelho. Veja bem , eu disse que “ quer “, não que “precisa”. Temos que admitir: tá na moda. Nem todo desconforto do mundo é capaz de tirar a graça de trocar a cor das borrachinhas todo mês. :)

Uma de cada cor! :)

Sempre que um paciente vem ao meu consultório com a intenção de começar um tratamento ortodôntico a primeira pergunta que eu faço é: “Por que você quer por aparelho?” Até dou umas opções de resposta, porque quase sempre o cara fica mudo ou diz que é porque o dente dele é torto. Acho importante saber o motivo dele ter me procurado… dentes tortos? Algum tipo de dor? Outro dentista sugeriu? Está sendo alvo de bullying na escola? Todo mundo tem e você também quer?

Na avaliação inicial procuro explicar para o paciente que tipo de problemas oclusais ele possui, e SE os possui. Acho essencial. O paciente precisa entender qual o problema dele, principalmente se não for um problema assim tão óbvio para um leigo. Quando os dentes são muitos tortos, é mais fácil enxergar a ação do aparelho ortodôntico durante o tratamento. Mas quando o problema é essencialmente oclusal e a estética é relativamente boa, não é incomum ouvir que “… o doutor só fica trocando as borrachinhas, não faz mais nada!” :o

Os problemas oclusais têm muitas causas. O mesmo problema, inclusive, pode ter diferentes motivos pra existir. Por isso, só uma avaliação individual pode responder perguntas mais específicas sobre COMO uma má oclusão se instalou. Mas, estando presente, pode se apresentar de várias formas. Os problemas mais comuns de quem chega procurando um tratamento ortodôntico são:

  • Mordida cruzada: é história da tampa e da panela (mesmo pra quem nasceu frigideira) :D . Pense na tampa como os dentes de cima e na panela como os dentes de baixo. Os dentes de cima devem vir “por fora” dos dentes de baixo quando você morde. Quando isso não acontece em qualquer lugar do arco, quer dizer que a tampa é menor que a panela, ou seja, os papéis se invertem. Essa é a mordida cruzada, que pode trazer problemas de ATM (articulação temporomandibular), principalmente se for unilateral.
  • Mordida aberta anterior: está presente quando os dentes da frente não se encostam na hora de morder. A pessoa só morde com os dentes do fundo. Como causas frequentes podemos citar os hábitos de sucção infantis ( dedo e chupeta ) e a respiração por via bucal (a pessoa que troca o nariz pela boca na hora de respirar).
  • Mordida aberta posterior: é o contrário. A pessoa só morde com os dentes da frente. Não é muito comum.
  • Mordida profunda: é quando a tampa “esconde” a panela. Os dentes anteriores de cima cobrem os de baixo, e a pessoa morde mais “fundo” do que deveria.
  • Apinhamento dentário: dá-se quando o espaço disponível para os dentes nascerem é limitado, então os dentes ficam todos tortinhos, uns em cim...

Clique aqui para ler este artigo em Medo de Dentista