Consultório Odontológico Apucarana, Paraná

Consultório odontológico em Apucarana. Aproveite para saber mais sobre o assunto lendo nossos artigos com tutoriais, dicas e informações relevantes.

Edson C Franca
(43) 3422-6614
Rua Doutor Munhoz da Rocha 1306
Apucarana, Paraná
 
Clínica Odontológica Doutor Valdomiro Dias Borges
(43) 3427-0009
Avenida Itararé 310
Apucarana, Paraná
 
Maria L Miquelao
(43) 3422-4860
Rua Ponta Grossa 1387 s 1C
Apucarana, Paraná
 
Consultório Odontológico Doutor Carlos Alberto Ivanaga
(43) 3033-5660
Rua Doutor Munhoz da Rocha 950
Apucarana, Paraná
 
Yassuo Uezo
(43) 3422-4825
Rua Osório Ribas de Paula 824
Apucarana, Paraná
 
Consultório Odontológico Dra Neli Pieralisi
(43) 3422-4819
Rua Doutor Nagib Daher, 901 s 1
Apucarana, Paraná
 
Fabiana J Yamanaka
(43) 3422-8824
Rua Osório Ribas de Paula 410 s 12
Apucarana, Paraná
 
Jamilton Geraldo Ferracini
(43) 3422-6358
Rua Doutor Nagib Daher 576 s 603
Apucarana, Paraná
 
Camila Esteves
(43) 3423-3765
Praça Ruy Barbosa 240
Apucarana, Paraná
 
Clínicas de Implantes Dentários & Periodontia Dr. Gilson Adriano
(43) 3423-0433
Rua Coronel Luiz José dos Santos, 54
Apucarana, Paraná
 

CQDM #04: Arrancar um DenteMedo de Dentista

Arrancar um dente. Infelizmente, esse é o procedimento mais associado à imagem do dentista através dos tempos. A Odontologia, até não muito tempo atrás, se resumia a isso: remover os dentes que doíam até que não sobrasse nenhum mais para incomodar. Um costume muito comum, mais frequente nas áreas rurais, era o pai da moça mandar extrair TODOS os dentes da filha em idade de casar, independente da necessidade, para que seu futuro marido não tivesse mais despesas com isso. o.o Tipo um “ dote “. Já ouvi essa história algumas vezes no consultório… :(

Fonte

Tem gente que acha que extrair um dente, necessariamente, dói. É um negócio meio “truculento”, é verdade, não dá pra ser totalmente delicado. Porém, todo procedimento de extração dentária é feito sob anestesia. O que você sente durante o procedimento é pressão, não dor. Às vezes o paciente confunde uma coisa com a outra. SENTIR O TOQUE, você vai; SENTIR DOR é que não vai. O dentista te aperta, estica e puxa e viva a festa da Xuxa, é assim mesmo. E sobre a anestesia , já falei aqui e repito: ela é a solução para a dor, e não o motivo dela. Quando ela não se instala (não “pega”), das duas uma: ou a técnica anestésica está inadequada ou a região está tão inflamada que, por uma questão de pH (“acidez”) tecidual, o anestésico não funciona direito. Então, não espere o último segundo pra procurar seu dentista. Fica pior pra você. o.o

Exodontia. Esse é o nome técnico da extração dentária. Exo significa “fora” e dontia, “dente”. Portanto, exodontia é remover o dente do álveolo, que é o buraco em que ele está. Explicar como se faz isso, neste espaço, acho que mais assusta do que ajuda. O fato é: às vezes, é preciso tirar o dente.

Algumas situações em que a exodontia é requerida:

Dente fraturado: não qualquer uma, as fraturas de coroa normalmente têm conserto. Mas aquela fratura que parte o dente em dois, de cima até embaixo, quando ele fica até mole. Por vezes, esse tipo de fratura nem é percebido no exame clínico, sendo necessária a realização de uma radiografia .

Dente  extranumerário : nossa dentição completa, na idade adulta, atinge o número de 32 elementos. Mas há quem tenha 33, 34, 35… quando isso acontece, normalmente não há espaço nos arcos dentários pra acomodar todo mundo. Os “intrusos”, via de regra, caem fora.

Dente incluso : é aquele dente que não conseguiu ”nascer” (irromper) porque um obstáculo o impedia, por falta de espaço no arco ou por causa de seu posicionamento desfavorável. Ainda dá pra tirar ele de lá através de uma técnica chamada “tracionamento”, muito utilizada com caninos inclusos. A decisão pela extração depende do planejamento do caso e da relação custo-benefício para o paciente.

Exodontia por razões ortodônticas: algumas vezes não há espaço suficiente nos arcos dentários para que todos...

Clique aqui para ler este artigo em Medo de Dentista